quinta-feira, 24 de setembro de 2009

JOGOS HISTÓRICOS - continuação 05

Estudiantes de La Plata, campeão mundial de clubes


Em 1968, depois de conquistar sua primeira Libertadores, ao vencer a forte equipe brasileira do Palmeiras, o Estudiantes de La Plata, disputou o título mundial de clubes, contra a fortíssima equipe do Manchester United da Inglaterra, formado nada mais, nada menos, do que pela base da seleção inglesa, campeã mundial dois anos antes, na Copa de 1966.
O time inglês tido indiscutivelmente como o maior time europeu da época,contava com o goleiraço Bach, Bobby Charlton (maior da história da futebol inglês de todos os tempos), George Best, Law e Morgan. Todos, titulares absolutos daquela seleção inglesa e que colocava o Manchester indiscutivelmente como o maior time europeu da época.

O primeiro jogo das finais foi em "La Bombonera",estádio do Boca Juniors.
O Manchester não imaginou que tomaria naquele jogo uma pressão tão grande.
 O Estudiantes partiu para cima do time inglês e perdeu inúmeras chances, vencendo o confronto em casa apenas pelo placar de 1x0, gol de Conigliaro.
Vale ressaltar que o gol Pincha nasceu de uma jogada ensaiada e executada com êxito por aquela equipe.
O grande e revolucionário tecnico Osvaldo Zubeldia, além da concentração antes do jogo, "linha burra" de impedimento, inovou também na "bola parada" em cobranças de escanteio.
 Naquela época, quase todos os escanteios eram cobrados no "segundo pau".
Zubeldia ensaiou com grande exito o escanteio através de cobranças "fechadas", onde os dois jogadores inicialmente posicionados na pequena área, faziam o deslocamento em direção oposta a meta, confundindo os zagueiros e abriando espaço para a penetração do alto centroavante Conigliaro, que se deslocava, vindo de trás e se antecipava ao goleiro.
Foi exatamente assim que o Estudiantes de La Plata, conseguiu seu único gol, na vitória sobre o Manchester United por 1x0 na partida de ida.

Em virtude de inúmeros gols perdidos pelo Estudiantes em "La Bombonera", o Manchester acreditava que o título estava muito próximo, pois tinha quase que a certeza de que  conseguiriam impôr um placar elástico contra o "burocratico" time argentino, no jogo de volta na inglaterra.

Mesmo com o estádio inglês totalmente lotado, o Estudiantes, surpreendeu o Manchestar , ao abrir o placar com um gol que nasceu de mais uma jogada ensaiada por  Zubeldia e seus comandados.
O zagueiro Madero subiu ao ataque como se fosse um lateral esquerdo e pouco a frente do meio campo, alçou a bola na área para "La Bruja" Verón, que como homem surpresa,vindo de trás, mandou para a rede, abrindo o placar a favor da equipe pincharrata.
O gol de Verón para o Estudiantes, silenciou os  cerca de 63 mil torcedores ingleses que lotavam o Old Trafford.

O jogo se desenrolou de forma truncada, com o Estudiantes usando de toda a sua disciplina tática e experiência para assegurar o resultado.
 Aos 44 minutos do segundo tempo, Morgan empatou o jogo para os donos da casa.
Alguns minutos depois, o defensor da seleção argentina, Malbernat, disputou e perdeu a bola na lateral do campo, permitindo que o jogador inglês buscasse o cruzamento para a área da equipe argentina.
Quando Malbernat se levantou desesperado com sua falha defensiva,olhou para trás e viu os jogadores do Estudiantes comemorando o título mundial.
 O árbitro terminou a partida quando a bola cruzada pelo inglês ainda estava no ar.
O Estudiantes de La Plata, conquistava o seu primeiro título mundial de clubes,dentro de um Old Trafford lotado e contra um dos maiores times do mundo, o "dream time" inglês, do Manchester United.

Fonte: Gustavo Lopes Machado, torcedor e destacado pesquisador sobre a História do Estudiantes de La Plata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário