sexta-feira, 18 de setembro de 2009

"O Berço de Brujas & Leones"



Foto: Time de 1912











O Estudiantes de La Plata, que completou 104 anos de existência, iniciou suas atividades em 4 de agosto de 1905.
É um clube que encarnou na sua trajetória a alcunha de "time copeiro", adjetivo este respaldado por 3 Copas Libertadores de América, conquistadas de forma consecutiva, respectivamente em 1968,1969 e 1970 e confirmado este ano, com o "tetra" obtido dentro do Mineirão contra o Cruzeiro, justo no aniversário de 50 anos desta importante competição continental.
Seu nascimento foi fruto de uma dissidência do Gimnasia de La Plata, desde então seu arqui-rival.
Os fundadores eram associados do Gimnasia de La Plata e incomodados com a falta de espaço reservado ao futebol nas prioridades do clube, mais interessado em promover atividades sociais e esportes de salão.
Tomás Shendden, um egresso da English High School (berço do primeiro grande time de futebol argentino, o Alumni) comandou o movimento de fundação do Club Atlético Estudiantes, assim denominado, porque seus vinte fundadores eram estudantes. Adotou as cores da English High School – a malha listada em vermelho e branco, calções e botas pretas. Seu primeiro presidente, Miguel Gutiérrez, foi eleito em 28 de agosto do mesmo ano.

Início da rivalidade local e apelido


A maneira como o Estudiantes surgiu foi muito importante para acirrar a rivalidade entre os dois clubes de La Plata.
O Estudiantes só aceitava jovens com estudos, enquanto o Gimnasia, passou a incorporar os menos favorecidos da cidade, principalmente os oriundos de bairros operários como Berisso e Ensenada.
Fato que alimentou o nascimento de um dos maiores clássicos do futebol argentino: Estudiantes de La Plata X Gimnasia y Esgrima de La Plata.

O famoso apelido "pincha", é uma derivação de "pincharrata", apelido da torcida.
Pincharrata veio de "Pincha rata" que significa (espeta rato).
Este foi um apelido de desdem dado pelos rivais na epoca da fundação do clube, mas que acabou sendo agregado pela torcida e pelo time.

A razão deste apelido é que 20 fundadores do clube, eram estudantes de medicina veternária.

Naquela época, o futebol já despertava grande paixão na Argentina: equipes como o Lomas Athletic, Quilmes Athletic, Belgrano, Lobos, San Isidro, Porteño, Reformer, Barracas, San Martín, Nacional e Argentinos de Quilmes, se enfrentavam em sucessivos torneios organizados pela Associação Argentina de Futebol, cujo ganhador habitual era o Alumni.
Equipe do Estudiantes em 1912 Em 1906 o clube se inscreveu na Federação Argentina de Futebol, onde disputou campeonatos até 1931.
A ascensão para a Liga Maior envolveu triunfos sobre River Plate e Independiente nas divisões inferiores.
Seu primeiro título foi conseguido no ano de 1908, quando consagrou-se campeão da quarta divisão, vencendo o River Plate na partida final por 3 a 1.
Em 1911 chegou a primeira divisão derrotando o Club Atlético Independiente por 3 a 0, em uma campanha com 13 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota, com 49 gols a favor e 14 contra.
Em 23 de novembro de 1913, o Estudiantes conquistou o seu primeiro título da primeira Divisão, obtendo uma incrível campanha com 14 vitórias em 18 partidas.
Esta conquista pemitiu ao clube, disputar a copa Rioplatense, contra o campeão uruguaio, no caso o River Plate de Montevideo.
O Estudiantes conquistou a copa, vencendo o campeão uruguaio por 4x1, entretanto analises recentes dizem que tal partida nunca ocorreu. Em 1916, 3 anos após a conquista pincha, um recuperado Gimnasia de La Plata chegaria à primeira divisão, iniciando a disputa do maior clássico da cidade.
Ao final da década de 1920, o Estudiantes apresenta uma linha atacante mítica, denominada Los Profesores: Miguel Ángel Lauri "Flecha de Oro", Alejandro Scopelli "el Conejo", Alberto Zozaya "Don Padilha", Manuel Ferreira "el Piloto Olímpico" e Enrique Guaita "el Indio".
Dois jornalistas esportivos da época, Félix Daniel Frascara e Diego Lucero, consideraram Los Professores como a primeira grande expressão da arte coletiva dentro de um campo de futebol.
Este é considerado um dos quintetos mais célebres do futebol profissional na argentina, comparável com o Independiente de 1939 (Maril, De la Mata, Erico, Sastre e Zorrilla) e com La Máquina do River (Muñoz, Moreno, Pedernera, Labruna e Loustau).
Mítica linha de atacantes Los Professores Lauri, Scopelli, Zozaya, Ferreira e Guaita Além de grandes exitos na era amadora, como no campeonato de 1930, quando levaram o Estudiantes ao vice-campeonato com 27 vitórias, 2 empates e 6 derrotas.
Com a brilhante geração dos Los Professores a equipe platense terminava de maneira brilhante a era amadora e começara a era profissional no mesmo nível.
Fonte: Gustavo Lopes Machado, torcedor e destacado pesquisador da História do Estudiantes de La Plata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário