quinta-feira, 24 de setembro de 2009

JOGOS HISTÓRICOS - continuação 02

Final da Libertadores de 1968




As palavras de Perfumo a Bilardo na delegacia em meio as semi-finais daquela Libertadores de 68, se confirmaram, pois os “Leões de La Plata”, derrotaram o Palmeiras, conquistando sua primeira de 4 Libertadores. e meses depois, viriam a desbancar no mundial de clubes, o “poderoso” Manchester United, base da seleção inglesa campeã mundial em 1966.
Em La Plata o Estudiantes perdia por 1x0 para o Palmeiras até os 38 do segundo tempo.
Se a derrota se confirmasse, significaria seguramente a eliminação da equipe Platense da competição, uma vez que o segundo jogo seria realizado na casa do fortíssimo adversário brasileiro.
Entretanto, as 38 do segundo tempo, depois de muito pressionar durante a maior parte do jogo, brilhou o futebol e a estrela de Juan Ramon "la bruja" Véron.
Verón driblou 4 jogadores palmeirenses e igualou o marcador com um golaço. Minutos depois e mais um jogadaça de "la bruja" Veron o ponta direita, Bocha Flores virou a partida para delirio da torcida pincharrata.

Para se ter a idéia da dimensão para a História do Estudiantes,a importancia daquele golaço de “La Bruja” Verón, é que perder o título da Libertadores de 68, significaria não conquistar as duas Libertadores subseqüentes, pois as Libertadores seguintes os “Pinchas” participaram na condição de detentores daquele título de 68 e não como campeão argentino.

No jogo seguinte, em São Paulo, o Estudiantes perdeu para o palmeiras por 3x1, com 3 gols de Tupãzinho.
No jogo de desempate no Uruguai, quando muitos esperavam a conquista do título pelo time brasileiro que levavam vantagem no saldo de gols, o que se viu em Montevidéu foi o domínio completo da equipe Pincharrata, que venceu por 2x0 com um gol e mais uma bela atuação de "La Bruja" Véron, destacadamente o grande nome da partida.
O Estudiantes ganhava a primeira de uma fantástica série de 3 Libertadores consecutivas: 1968,1969 e 1970.

Fonte: Gustavo Lopes Machado, torcedor e destacado pesquisador sobre a História do Estudiantes de La Plata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário