quinta-feira, 24 de setembro de 2009

JOGOS HISTÓRICOS - continuação 03


Copa Libertadores de 1983 – Estudiantes 3 x 3 Gremio

Ficha técnica:

Estudiantes: Bertero; Camino,Aguero, Gette (Teves), Gugnali, M.A. Russo,Sabella, J.D. Ponce, Trama, Trobbiani E Gurrieri.
Técnico: Manera

Grêmio: Mazaropi, Paulo Roberto, Leandro, De Leon, Casemiro, China, Osvaldo,Tita, Renato, Caio (César), Tarciso (Tonho).
Técnico:Valdir Espinosa


Data: 08 De Julho De 1983
Cidade: La Plata
Estádio: Jorge Luis Hirschi
Juiz: L. Da Rosa (Uruguai), Ramón Barreto e Artemio Sension


Gols: Gurrieri aos 39min, Osvaldo aos 45 do 1ºtempo ; César aos 7, Renato aos 18, Gurrieri aos 31 e Gugnali aos 42 do 2º tempo.
Expulsões: Ponce e Trobbiani aos 33 do 1ºt; Camino aos 24 e Tevez aos 30 do 2ºt



Em 1983 o Estudiantes tinha um belíssimo time, que acabava de se tornar, Bi-campeão Argentino.
Este time possuía inúmeros jogadores de valor na Argentina,tais como:


"Tata" Brown, zagueiro autor do primeiro gol da Albiceleste na final da Copa de 1986 contra a Alemanha;o lateral Camino que também atuou muito pela seleção; o fantástico meio-campo formado por Miguel Angel Russo, Ponce (belo cobrador de faltas), Trombiani (também integrante da seleção Bi-campeã do mundo) e o atual tecnico do Estudiantes, Alejandro Sabella,meia habilidosíssimo e rápido que também integrou a Albiceleste,campeã mundial.

Estes grandes jogadores, eram comandados pelo ex-capitão de Zubeldia, Carlos Salvador Bilardo, que deu lugar ao técnico Manera, para assumir a seleção argentina, conquistando o título mundial em 1986 e o vice-campeonato de 1990.
Em 1983 o Estudiantes jogava a classificação a final da Libertadores contra o ótimo Grêmio de Renato Gaúcho e Cia.
Uma vitória em La Plata seria suficiente para a classificação a final, ou então, um empate em casa e a vitória na partida seguinte do triangular contra o América da Colômbia.

Aos 15 do segundo tempo a situação era a seguinte:


O Estudiantes perdia para o Grêmio em La Plata por 3x1.
O detalhe é que neste momento, o Estudiantes jogava com 4 jogadores a menos.


Exatamente. Quatro jogadores do Estudiantes haviam sido expulsos nesta partida (dois por reclamação) entre eles, os geniais meias, Ponce e Trombiani. Mesmo com nítida desvantagem no marcador e jogando com apenas 7 jogadores em campo, contra um Grêmio forte e completo, os “Pinchas” aliaram a boa técnica com uma garra incrível alimentada pela fantástica participação da torcida pincharrata, e chegou ao heróico empate em 3 x 3.
Este jogo entrou para a História da Libertadores da América e do futebol mundial, como uma das mais incríveis reações de uma equipe diante de um resultado adverso, com o agravante de estar numericamente muito inferiorizada com relação ao seu adversário.

Infelizmente, na partida seguinte contra o América da Colômbia, o Estudiantes acabou ficando fora da finalíssima, devido ao empate em 0x0, “culpa” em muito pela ausência dos meias de criação, Ponce e Trombiani, expulsos contra o Grêmio.


OBS: Renato Gaúcho diz que o Grêmio cedeu o empate para evitar problemas maiores na saída do estádio, devido a ameças (nunca provadas) feitas pré-jogo.


A verdade é que o Renato Gaúcho, criou o hábito de tentar desmerecer êxitos argentinos sobre os brasileiros, vide a entrevista que ele deu após a derrota da seleção brasileira para a Argentina na Copa de 1990.
 


Fonte: Gustavo Lopes Machado, torcedor e destacado pesquisador sobre a História do Estudiantes de La Plata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário