quinta-feira, 24 de setembro de 2009

JOGOS HISTÓRICOS

A "mística Pincharrata"



Histórico clássico argentino na Libertadores de 1968


A História do Estudiantes de La Plata, é marcada por inúmeros jogos decisivos, onde as vitórias, conquistas e títulos foram conquistados nos últimos minutos, com jogadores a menos e/ou na casa de seus adversários.
Um bom primeiro exemplo disso, foi a marcante semifinal da Libertadores de 1968, quando o Estudiantes enfrentou o Racing Club de Avellaneda, que era na ocasião, simplesmente, o campeão Argentino e ainda sustentava os títulos da última Copa Libertadores e do Mundial Interclubes.
Nesta semifinal contra o Racing Club, a equipe Pincha perdeu por 2x0 em Avellaneda e ganhou por 3x0 em La Plata.
As agressões de lado a lado foram tantas nestes confrontos, que 2 jogadores pincharratas (Malbernat e Aguirre Suarez) e 2 do Racing (Incluindo Alfio Basile) foram presos e saíram algemados de campo direto para a delegacia.


Quando o capitão do Estudiantes Carlos Bilardo chegou a delegacia para visitar seus companheiros detidos, se deparou no corredor com o capitão do Racing, Perfumo( que jogou no Cruzeiro tempos depois).
Inicialmente pensando que ali a confusão iria recomeçar, Perfumo o surpreendeu ao aproximar-se dele e estendo-lhe a mão disse:


“Espero que vocês tenham a mesma sorte que nós no mundial interclubes”.

Naquele gesto de Perfumo, ficava caracterizada, que a “guerra” e a rivalidade se restringia apenas ao interior das 4 linhas.
A terceira partida contra o Racing Club de Avellaneda, realizada em campo neutro terminou em empate de 1x1, e assim, o Estudiantes avançou as finais, pelo maior saldo de gols nas 3 partidas.

Fonte: Gustavo Lopes Machado, torcedor e destacado pesquisador sobre a História do Estudiantes de La Plata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário