terça-feira, 22 de setembro de 2009

1968: A primeira Libertadores e o mundial de clubes na Inglaterra.





O Estudiantes, classificou-se para a Copa Libertadores de 1968 graças ao vice-campeotato no torneio Nacional, quando a equipe foi vice-campeã invicta, fato único até hoje na história do futebol argentino.


Neste ano os dois representantes argentinos dividiram o grupo com dois times da Colômbia.
O Estudiantes se classificou em primeiro e foi à segunda fase, jogando um triangular contra Independiente e Universitário do Peru.


Foi novamente primeiro colocado, indo às semifinais jogar contra o campeão do torneio anterior, o Racing Club de Avellaneda e vencendo-o no saldo de gols.
Consequiu assim a vaga para disputar o jogo final contra os brasileiros do Palmeiras de Ademir da Guia,Valdir, Dudu e Tupãzinho.
No primeiro jogo em La Plata o Palmeiras começara vencendo por 1x0 gol de Servílio, entretando o Estudiantes conseguiu uma virada sensacional, aos 38 do segundo tempo La Bruja "varreu" 4 defensores do time brasileiro e empatou a partida e aos 43 bocha Flores deu números finais ao jogo, 2x1 para o Estudiantes.
Na partida de volta a equipe brasileira venceu por 3x1 em São Paulo, levando a decisão para um jogo de desempate em Montevidéu.
A partida extra no Uruguai, terminou com vitória Pincha por 2x0, gols de Ribaudo e "La Bruja" Verón.


O Estudiantes de La Plata conquistava assim sua primeira Copa Libertadores da America.


O trabalho de Miguel Ignomiriello (diretor das categorias de base),Osvaldo Zubeldia (treinador),Jorge Kistenmacher (preparador físico) e Mariano Mangano (presidente), mostrava sua eficácia.

O histórico título do mundial de clubes em 1968, em plena Inglaterra.

Como campeões da América,o Estudiantes de La Plata estava credenciado para a disputa do mundial de clubes contra o campeão europeu, o Manchester United de Matt Busby, Bobby Charlton e George Best.


O primeiro jogo foi no caldeirão de La Bombonera.
O resultado foi 1x0 gol de Conigliaro.


Para conquistar o título, porém, era preciso viajar até Manchester e empatar no Old Trafford. Enojados pela atitude do argentino Antonio Rattín na Copa do Mundo da Inglaterra em 1966 (que ao protestar por sua expulsão, amassou uma bandeira britânica), vários torcedores ingleses receberam os jogadores argentinos com hostilidade semelhante à vista no jogo de ida na Argentina.
" Animals", "animals"...gritaram os ingleses para os platinos na sua entrada em campo.
Aos sete minutos, La Bruja Verón calaria a torcida britânica com uma cabeçada: Estudiantes saiu na frente, 1x0.
Morgan empataria no último minuto de jogo, mas o mundial pertencia ao clube pincharrata, que conquistava assim o maior campeonato de clubes do mundo.

Fonte: Gustavo Lopes Machado, torcedor e destacado pesquisador da história do Estudiantes de La Plata.












Nenhum comentário:

Postar um comentário