sábado, 6 de fevereiro de 2010

Escrevi sobre o "clássico de La Plata" a convite de Mauro Cezar Pereira da ESPN Brasil


Amigos, tive a honra de receber o convite do jornalista e comentarista de futebol da ESPN Brasil Mauro Cezar Pereira , para escrever em seu blog  sobre algumas histórias e estatísticas que envolvem o clássico de La Plata, que este ano completou sua edição de nº147.

A seguir, meu artigo, na íntegra:

 04Fev

 "El Lobo" derruba campeão da América. Saiba mais sobre o Clássico de La Plata



Não só de Boca Juniors x River Plate vive a rivalidade entre times argentinos. Há mais, muito mais, Racing x Independiente, Huracán x San Lorenzo, Rosario Central x Newell's Old Boys... Na noite de quarta-feira, os dois times de La Plata, cidade a cerca de 70 quilômetros de Buenos Aires, estiveram frente a frente.

Campeão da Copa Libertadores, o Estudiantes visitou o Gimnasia y Esgrima pela segunda rodada do torneio Clausura 2010. O blog  convidou Zanata La Bruja Arnos para escrever sobre o duelo. Professor de História, 43 anos, músico de Blues e responsável pelo blog Bruxas & Leões de La Plata, ele é apaixonado pelo time Pincha. E relata o duelo.



Zanata 'La Bruja' Arnos, direto do Q.G Pincharrata


Nesta quarta-feira, 3 de Fevereiro, no estádio Juan Carlos Zerillo, também conhecido como ‘El Bosque’, foi disputado o clássico platense de número 147 da história profissional dos Estudiantes de La Plata e Gimnasia y Esgrima. Dois dos mais importantes clubes argentinos.



O Gimnasia derrotou de forma incontestável a equipe Pincha pelo placar de 3 a 1, confirmando sua força ao jogar este especial duelo em seus domínios. Se aproveitou também do acordado com a direção do Estudiantes para que nos confrontos entre suas equipes só entrem no estádio torcedores do time mandante. Foi assim no último Apertura e agora no Clausura 2010.
Marcaram para os Lobos, Denis Stracqualursi aos 44 do primeiro tempo e 35 do segundo tempo. Descontou Juan Sebastían Verón aos 43 do segundo tempo, mas Cuevas, nos acréscimos, aos 48 minutos da etapa final fechou o placar.



Antes, o último triunfo do Gimnasia y Esgrima sobre o Estudiantes foi na goleada de 4 a 1 em 2005. Um incômodo jejum de nove clássicos seguidos sem vencer o seu maior rival. clube Pincha havia conquistado, até então, sete vitórias e dois empates.



Mesmo com a derrota, a estatística atualizada do clássico platense ainda confirma a vantagem Pincha sobre o Gimnasia. O primeiro clássico platense, realizado em 14 de junho de 1931, terminou 1 a 1, gols de Ismael Morgado (Gimnasia) e Enrique Guaita (Estudiantes).



Contando com este empate no primeiro clássico platense, tivemos:



Vitórias:



Estudiantes 51 x 45 Gimnasia y Esgrima



Gols marcados:



Estudiantes 217 x 196 Gimnasia y Esgrima



Empates:



51



Maiores goleadas:



25/08/63 - Gimnasia 5 (Rojas 2, Gómez Sánchez,Diego Bayo e Ciaccia);Estudiantes 2 (Dominguez e Prospitti).



15/10/06 - Estudiantes 7 (Calderón 3, Galván 2 , Pavone e Luguercio); Gimnasia 0.

Maiores goleadores:



Gimnasia – Miguel Fidel e Isidro Orleans, 7 gols.



Estudiantes – Manuel Pelegrina, 11 gols.



O penúltimo clássico entre as duas equipes, durante o Apertura 2009, registrou um placar bem próximo com o de hoje. Na ocasião, Estudiantes 3 x 0 Gimnasia. Mais do que a vitória folgada do clube Pincha naquele 29 de agosto de 2009, o placar denunciava os momentos distintos em que viviam os tradicionais rivais platenses.



O Estudiantes se apresentava pela primeira vez diante de sua torcida após a conquista histórica da sua quarta Libertadores da América. Já o Gimnasia y Esgrima, vinha de uma luta heróica e não menos histórica que livrou os Lobos do rebaixamento no campeonato naquele mesmo 2009.

Refiro-me à vitória frente ao Atlético Rafaela no confronto final dos jogos da chamada promocíon*, pelo placar de 3 a 0, denominada de “O Milagre de La Plata”. Tendo perdido a primeira partida pelo mesmo placar, o Gimnasia, que jogava por dois resultados iguais, só conseguiu o terceiro gol com dois de cabeça de Franco “Enano” (anão) Niell, de 1,62m, aos 44 e 46 minutos da etapa final.



O resultado deste último clássico platense em “El Bosque”, estádio dos Lobos, quebrou a invencibilidade de ‘La Brujita’ Verón frente ao Gimnasia y Esgrima. Apesar de ter debutado no Estudiantes em 1994, seu primeiro clássico platense se deu apenas após o seu regresso da Europa, ou seja, no Apertura de 2006.

A estréia contra o grande rival em 15 de Outubro de 2006, não poderia ter sido melhor.O Estudiantes de La Plata aplicou uma goleada histórica de 7 a 0 , com três gols de Calderón, dois de Galván, um de Pavone e um de Luguercio.
A invencibilidade de Verón contra o Gimnasia jogando pelo Estudiantes de La Plata durou sete clássicos, com seis vitórias e um empate. Até o jogo da noite de quarta-feira, sua única derrota enfrentando o rival havia sido quando ainda pelo Boca Juniors, em 5 de Maio de 1996.

Com esta vitória sobre o Estudiantes na segunda rodada do Clausura 2010, os Lobos se mantêm invencíveis em seu bosque. A equipe Pincha não consegue derrotar o seu tradicional adversário jogando na cancha inimiga há 14 anos.



* Promoción é uma disputa mata-mata que define dois times que estarão na Série A na temporada que começa em agosto. É um sistema meio louco em que o 3º e 4º piores times da primeira divisão enfrentam respectivamente o 3º e o 4º melhores times da segunda divisão. Quem se der bem na disputa, após duas partidas, vai pra Série A e quem perder vai para Série B.






Nenhum comentário:

Postar um comentário