sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Em noite de Aguirre, o Orión que não agarra!

Diário argentino "Olé"

Diário argentino "Clarin"

Alianza Lima 4 x 1 Estudiantes - 2º jogo da 'Fase de Grupos' - 18/02/10

Alianza Lima: Salomón Libman; Amilton Prado, Héctor Vidal Sosa, Carlos Solís, Edgar Villamarín; Edgar González, Henry Quinteros, Jean C. Tragodara, Joel Sánchez; Wilmer Aguirre e José C. Fernández.
Treinador: Gustavo Costas

Estudiantes: Agustín Orión; Clemente Rodríguez, Cristian Cellay, Leandro Desabato, Germán Ré; Enzo Pérez, Rodrigo Braña, Juan S. Verón, Leandro Benítez; José Sosa e Mauro Boselli.
Treinador: Alejandro Sabella



Gols: PT: 7’’ Sosa (Est); 17´ Agüirre (AL); 33´ Agüirre (AL). ST: 29´ Agüirre (AL); 38´ Fernández (AL).



Cartões amarelos: PT: 41´ Sánchez (AL). ST: 3’ Cellay (Est).



Substituições: ST: 1´ Núñez x Pérez (Est); 17´ M. Neumann x Benítez (Est); 25´ A. Sánchez x J. Sánchez (AL); 30´ Jayo x Quinteros (AL); 40´ Vilchez x Tragodara (AL) y 45´ Rojo x Sosa (Est).



Árbitro: Marlon Escalante (Venezuela).
Estadio: Alejandro Villanueva ( Peru ).
Hora: 21:30min


Diário platense "El Dia"

O Estudiantes de La Plata sofreu uma dura goleada na noite de ontem, ao perder por 4 a 1 para o time peruano do Alianza Lima.
Vale o registro que a equipe peruana foi prejudica pela arbitragem em pelo menos dois lances no jogo. No primeiro tempo aos 31 minutos o Alianza teve um gol mal anulado e no começo do segundo tempo, Cellay fez penalti claro em Fernandez, infração 'ignorada' pela arbitragem.

Se a partida "provou" que Aguirre, o artilheiro da noite com 3 gols poderá ser um dos bons nomes nesta Libertadores 2010, o jogo de ontem também pode ter demonstrado que o Estudiantes continuará com dificuldades para encontrar um 'novo Mariano Andujar'.
Agustín Orión, exceto na partida pelo Clausura contra o Arsenal , em que salvou o Estudiantes com pelo menos 3 boas defesas, vem demonstrando que Sabella continuará com problemas para substituir a contento o goleiro campeão da America em 2009, que hoje atua no Catania da Itália e que deverá ser um dos goleiros da seleção argentina na Copa do Mundo.

Orión tem demonstrado uma precipitada e péssima 'saída de gol' e passa insegurança em bolas cruzadas na área pincha, como em lances aos 16 e 42 minutos da etapa final da partida de ontem no Peru.
Ressalva seja resgistrada que em  lances, aos 12 e 36 minutos da segunda etapa, ao se encontrar posicionado 'embaixo da trave', Orión realizou duas boas defesas.

Dentro da postura tática do Estudiantes de atuar fora de casa, "chamando" o adversário para surpreende-lo em contragolpes é comum que seu goleiro seja exposto e exigido durante uma partida em que este seja o propósito pincha. A questão é que o goleiro Orión não está dando conta desta exposição e exigência.

Definitivamente Orión não é um 'Paschoal'


Nos tempos de futebol amador, entre o final da década de 70 e começo dos anos 80, quando me perguntavam se o Paschoal, meu amigo e camisa 1 do time da 'praça Santos Dumond', era bom goleiro, eu costumava dizer:
- Paschoal? Esse aí agarra, pô!
 Paschoal era daqueles goleiros que as vezes até falhava em lances chamados de 'fáceis' pelos corneteiros do bairro, mas era o tipo de camisa 1 que pegava justamente as bolas mais importantes e 'impossíveis', mesmo nas partidas em que não era tanto exigido.
Num lance isolado de um jogo fácil estava lá o Paschoal para no momento certo garantir a tranquilidade que o time precisava para chegar a uma vitória 'tranquila'.
Agustin Orión atuando pelo Estudiantes, não tem sido nem de 10% do que foi o 'nosso Paschoal', lá no bairro do Gragoatá, aqui em Niterói, minha cidade.

Estatísticas

O Estudiantes só havia levado 4 gols em uma partida de Libertadores, quando perdeu para o também argentino Independiente, em 13 de abril de 1984.

A derrota frente ao Alianza Lima, foi a primeira derrota de Sabella no comando pincha em Libertadores e o Estudiantes não perdia nesta competição, desde 10 de Março de 2009, quando foi derrotado pelo Deportivo Quito por 1 a 0.

O gol pincha marcado por José 'Principito' Sosa aos 8 minutos da primeira etapa, passa a ser o segundo gol mais rápido na história da Libertadores de América. O gol mais rápido em Libertadores, continua sendo do paraguaio Alfredo Mendoza que jogava pelo Newell's de Rosario em partida frente ao Colo Colo do Chile, em 1992 e foi registrado aos 7 segundos de bola rolando.

Diário platense "El Dia"

A derrota pincha para o Alianza Lima, além de ter sido terrível para o coração e a alma de cada pincharrata, também quebrou uma invencibilidade do 'Estudiantes de Sabella' que durou 12 jogos na competição:

19.03.2009 en La Plata: Estudiantes 4-0 Deportivo Quito(Boselli x 3 - E.Pérez)

08.04.2009 en La Plata: Estudiantes 4-0 Cruzeiro (Verón - G.Fernández - Sánchez Prette x2)

22.04.2009 en Sucre: Estudiantes 0-0 Universitario

07.05.2009 en La Plata: Estudiantes 3-0 Libertad (G.Fernández – Boselli x2)

14.05.2009 en Luque: Estudiantes 0-0 Libertad

28.05.2009 en Montevideo: Estudiantes 1-0 Defensor Sporting (Desábato)

18.06.2009 en La Plata: Estudiantes 1-0 Defensor Sporting (L.Benítez)

25.06.2009 en La Plata: Estudiantes 1-0 Nacional (Galván)

01.07.2009 en Montevideo: Estudiantes 2-1 Nacional (Boselli x2)

08.07.2009 en La Plata: Estudiantes 0-0 Cruzeiro

15.07.2009 en Belo Horizonte: Estudiantes 2-1 Cruzeiro (G.Fernández – Boselli)

11.02.2010 en Quilmes: Estudiantes 5 – J.Aurich 1 (Boselli x 3, Ré, L.González)


Fontes: Diário "El Dia"
              Diário "Olé"

Nenhum comentário:

Postar um comentário