quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sem Iniesta, o Estudiantes poderia apostar no 3-5-1-1

Iniesta, o gênio que domina o meio-campo do Barcelona, ao lado de Xavi Hernandez (não menos fabuloso) , não estará em campo no próximo sábado, pela final do mundial de clubes da Fifa, edição 2009.
 Iniesta foi fundamental na vitória de virada do Barcelona sobre o Atlante do México, pela semi-final do mundial de clubes, em Abu Dhabi.
Dos pés dele, saíram os passes precisos para os gols de Messi e Pedro, decretando o placar de 3 a 1 a favor da maravilhosa esquadra espanhola.
Iniesta, deixou o campo a 14 minutos do fim da partida reclamando de dores na perna. Para evitar uma lesão mais grave, o espanhol ficará fora do duelo de sábado, já que fora detectado uma contratura no músculo reto da perna esquerda.

Alejandro Sabella, para a partida final, poderia ao meu ver,entrar em campo no sábado, apostando no esquema 3-5-1-1, com Christian Cellay no lugar de Maxi Nuñez.
Juan Manuel Diaz pela esquerda,mais como marcador avançado do que como um ala típico do que se pensa de uma linha de 5 após a linha de 3 zagueiros do tradicional 3-5-2.
Clemente Rodriguez, que jogaria então, como o Enzo Perez do esquema mais usual do Estudiantes, ou seja, atuando mais a frente, pela meia,mas também, fechando mais a frente o lado direito Pincha.
Sem problemas para reconhecer a grande qualidade do Barcelona, este esquema proposto aqui no blog, tem na sua essência, uma clara preocupação defensiva, com a linha de 5 do meio, protegendo a linha de 3 da zaga e somente em condições nítidas de contra-ataque, C.Rodriguez e Juan M. Diaz, teriam liberdade para se apresentarem como opções de ataque, pelos lados do campo.

Uma formação que possibilitaria uma marcação "adiantada" do meio-campo Pincha. Uma marcação mais a frente, composta por 5 jogadores, já que C.Rodriguez e Juan M. Diaz, fechariam o meio em apoio a Braña,Verón e Benitez, dificultando as ações do principal setor do clube catalão, que já estará sem um dos seus "cérebros da meia-cancha", o camisa 8 Iniesta, contundido.

Se esta possibilidade se confirmasse, poderíamos ver em campo, a seguinte formação tática:


Estudiantes poderia usar o 3-5-1-1 na final contra Barcelona.
Por Renato Zanata



Fonte: http://www.futebolportenho.com.br

O diário platense, "El Dia", aponta para a possibilidade de Sabella aplicar no confronto diante do Barcelona, um esquema: 5-3-1-1

Uma linha de 5 formada por:
Clemente Rodriguez, Cellay, Germán Ré, Desábato e Juan M. Diaz
No meio: Braña, Verón e Benitez
Enzo Perez, fazendo a ligação entre os 3 da linha de meio-campo e o único atacante entre os zagueiros adversários, Mauro Boselli.

Porém, o mesmo diário "El Dia", ressalta que tudo dito até o momento sobre a organização tática de Sabella para a decisão de sábado, não passa de especulação da mídia e que de certo mesmo, será a entrada de Christian Cellay no lugar de Maxi Nuñez.

O árbitro mexicano, Benito Armando Archundia, 43 anos, foi escalado para apitar a final do mundial de clubes,no próximo sábado.
No currículo de Archundia, destaco aqui, os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, onde foi o árbitro da histórica partida que terminou com a vitória de 1x0 do Japão sobre o Brasil, na primeira fase da competição e mais recentemente, apitou a final do Campeonato Mundial de Clubes,edição 2005, entre os ingleses do Liverpool e  o São Paulo, quando a equipe brasileira, conquistou seu terceiro título mundial.









Um comentário:

  1. Pode ser uma boa formação, já que o Estudiantes terá que jogar fechado e no contra-ataque. Do contrário, é suicídio.

    ResponderExcluir