domingo, 20 de dezembro de 2009

Final do mundial de clubles da FIFA – Edição 2009 – 19/12/09


Foto - Globo Esporte.com

Ficha Técnica

Estudiantes: Albil; Cellay, Desábato e Germán Ré(Rojo); Clemente Rodriguez, Braña, Leandro Benítez(Matías Sanchez), Enzo Pérez(Maxi Nuñez), Verón e Juan Manuel Diaz; Boselli.

Técnico: Alejandro Sabella

Barcelona: Victor Valdes; Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Busquets (Yaya Touré), Keita(Pedro) e Xavi; Henry(Jeffren), Messi e Ibrahimovic.

Técnico: Pep Guardiola

Gols: Boselli, aos 36 minutos do primeiro tempo; Pedro, aos 43 minutos do segundo tempo; Messi, aos 5 minutos do segundo tempo da prorrogação.

Cartões amarelos: Clemente Rodríguez,Juan Manuel Díaz, Enzo Pérez, Rojo, Matías Sanchez, Desábato (EST), Henry, Victor Valdés e Messi (BAR). Cartão vermelho: -

Árbitro: Benito Archundia (MEX). Auxiliares: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX).

Estádio: Zayed Sports City, Abu Dhabi (EAU).
Data: 19/12/2009.

Destaques do Estudiantes na partida



Foto: Diário platense,"El Dia"

Primeiramente, o maestro,capitão e bruxo, Juan Sebastian Verón, que mesmo muito bem marcado pelo adversário, conseguiu espaço para pelo menos três lindas matadas de bola (produtivas,agudas) no peito em meio aos zagueiros do Barcelona, manteve em alto nível seu diferenciado e belo toque de primeira com Braña e Benitez e intocada, sua capacidade de colocar a "bola com as mãos" na cabeça de seus companheiros, ao fazer ótimo cruzamento para Desábato no último minuto da prorrogação, num lance, que quase decretou o empate pincha na decisão e será eternamente lembrado e repetido pelas tvs, quando recordarem esta final.



Braña
Foto: Diário platense,"El Dia"

Braña, foi um digno Leão de La Plata!
Guerreiro quando liderou a luta incansável pela bola contra os adversários "espanhóis" e sábio, ao ser o responsável por dar o primeiro toque de qualidade no meio-campo pincha, quando seu time retomava a bola e buscava o contra-ataque, principalmente no primeiro tempo de jogo, buscando ditar o ritmo da partida, ao lado de 'La Brujita'.















Fotos: Diário platense, "El Dia"


Mauro Boselli, foi o artilheiro que se esperava dele, por tudo o que fez de maravilhoso neste ano de 2009.
Fez um gol de cabeça com a "cara do artilheiro implacável". Gol merecedor de título!

Pontos negativos



Foto: Diário platense,"El Dia"

Albil, definitivamente não passa segurança na meta pincharrata.
Deu inúmeros chutões assustados quando lhe recuavam a bola da intermediária, sem ter por perto a pressiona-lo, um jogador do Barcelona sequer, que pudesse lhe pudesse exigir tal atitude atabalhoada nestas jogadas.



Foto: Diário platense,"El Dia"

Clemente Rodriguez, surpreendemente, com toda experiência de idade e currículo de ex-Boca Juniors, se mostrou muito nervoso, errando "tempo de bola" e foi uma verdadeira "avenida pincha" , que felizmente o francês Henry e depois, Jeffren, não aproveitaram como poderiam.

Difícil analisar de longe, sem acompanhar treinamentos,mas desde a final da sulamericana de 2008, quando o Estudiantes após conseguir a vitória sobre o Internacional no tempo normal, ficou para mim a nítida impressão de que fora o desgaste físico fora do "normal" que decretou a reação gaúcha e consequentemente perda do título Pincha na prorrogação.

Ontem, em Abu Dhabi, o Estudiantes já demonstrava sentir bastante o desgaste físico, ainda na metada da segunda etapa e quando a partida foi para a prorrogação, este desgaste se acentuou rigorosamente.
Acredito que o mencionado desgaste físico, contribuiu para que o Estudiantes abdicasse da posse de bola e consequentemente de ditar o ritmo do jogo, arma e característica quase sempre eficaz dos Leões de La Plata, através do comando genial em campo, do seu 'capitão bruxo',Verón.
O Barcelona chegou a ter 63% de posse de bola, contra 37% do Estudiantes.

As saídas do time campeão da Libertadores, de jogadores como Andujar e Gaston Fernandes e surpreendente aposentadoria de Luis Calderón, não tiveram a devida reposição à altura das pretensões pincharratas para este mundial de clubes.

O Estudiantes, chegou em Abu Dhabi para disputar um título de tamanha importância mundial e histórica para o clube, com apenas Mauro Boselli, como atacante de ofício em condições físicas de atuar em uma partida inteira, já que até o uruguaio Juan Manuel Salgueiro, reserva na Libertadores, mas companheiro de Boselli no último campeonato Apertura, foi contundido para os Emirados Árabes e jogou apenas alguns minutos da semi-final, contra o Pohang Steelers da Córeia.

Termino este post, destacando que tive a honra de ter sido convidado pelo Thiago Henrique do site Futebol Portenho, para escrever um artigo sobre a minha enorme admiração por este fabuloso clube, chamado Estudiantes de La Plata!
Segue na íntegra:

2009: Ano para Pincharrata se orgulhar!
http://www.futebolportenho.com.br/2009/12/20/2009-ano-para-pincharrata-se-orgulhar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário