quarta-feira, 31 de março de 2010

'O Bruxo & os Leões de La Plata', transformaram o 'carpetinho' em tapete!

Diário platense 'El Dia' registra 1º gol de Gastón Fernandez,após seu retorno ao Estudiantes.


Juan Aurich 0 x 2 Estudiantes 
Libertadores da America,
terça-feira,30/03/2010

Juan Aurich
1 Diego Morales
3 Jorge M. Araujo
18 Jesús M. Alvarez
19 Roberto C. Guizasola
2 Jersson Vásquez
6 Gianfranco Espejo
24 Juan C. La Rosa
8 Pedro L. Ascoy
17 Reimond Manco
10 Ricardo Ciciliano
9 Luis C. Tejada
DT: Luis F. Suárez

Suplentes: Jorge E. Rivera, Victor J. Balta, José L. Guevara, César Sánchez, William Chiroque, Manuel F. Barreto, Herlyn I. Zúñiga

Estudiantes
21 Agustín I. Orión
14 Marcos Angeleri
2 Leandro Desábato
3 Christian Cellay
16 Germán Ré
12 Clemente J. Rodríguez
22 Rodrigo Braña
11 Juan S. Verón
7 José E. Sosa
19 Gastón Fernández
9 Mauro Boselli
DT: Alejando Sabella

Suplentes: Damián G. Albil, Marcos A. Rojo, Leandro Benítez, Matías Sánchez, Maximiliano E. Núñez, Enzo N. Pérez, Leandro González

Gols: 6'ST Gastón Fernández (Es), 22'ST Rodrigo Braña (Es)

Substituições: 15'ST William Chiroque por Juan C. La Rosa, 19'ST Enzo N. Pérez por Gastón Fernández, 36'ST Marcos A. Rojo por Clemente J. Rodríguez, 38'ST Herlyn I. Zúñiga por Pedro L. Ascoy, 42'ST Victor J. Balta por Herlyn I. Zúñiga, 43'ST Matías Sánchez por José E. Sosa

Cartões amarelos: 43'PT Jorge M. Araujo (JA) , 17'ST Rodrigo Braña (Es)

Expulsos: 40'ST Jesús M. Alvarez (JA) , 45'ST Luis C. Tejada (JA)

Arbitro: Carlos Amarilla
Estadio: Juan Aurich ( Peru)
Hora: 22:30 hs.

Um Estudiantes mais à esquerda na Libertadores 2010


Nesta temporada, o Estudiantes recorreu a uma fórmula bastante utilizada no futebol brasileiro: resgatar seus jogadores recentemente negociados no mercado externo. Repatriou Sosa, um exímio meia-atacante esquerdo, e também o oportunista Gastón Fernández. No papel, mantidos Verón, Braña, Boselli, Desábato, Angeleri, Pérez, o Estudiantes de Sabella tem um time titular ainda mais forte do que o campeão da Libertadores em 2009.

Mas o sistema 4-4-2 em duas linhas de quatro jogadores, bem escolhido por Sabella na temporada passada, ainda não emplacou. Pérez está em má fase, e o técnico do Estudiantes não parece confiar na força defensiva de seus laterais - principalmente Clemente Rodríguez. Dessa forma, ele repete em 2010 o sistema tático escolhido para defrontar o Barcelona no Mundial da Fifa: o 3-5-2, com variação para 3-6-1.

Ontem, na vitória de 2 a 0 sobre o Juan Aurich, no Peru, o Estudiantes começou no 3-5-2. A estratégia é bem semelhante à aplicação brasileira dos sistemas com três zagueiros. Os laterais, principalmente Angeleri na direita, apoiam pouco. Sem a bola, forma-se um paredão de cinco jogadores defensivos, somando os alas-lateralizados com o trio Cellay, Desábato e German Ré.
No meio-campo, segue a parceria centralizada. Braña como primeiro volante, e Verón como box-to-box, marcando por dentro e saindo para a armação cadenciada e inteligente, de exceção como craque que é, do meio para a direita. Pouco mais adiantado está Sosa, aberto pela esquerda. No ataque, Gastón Fernández e Boselli movimentam-se, com o segundo mais posicionado na função de centroavante de referência.

Na prática, entretanto, o sistema varia para o 3-6-1. Fernández recua por ambos os lados, sem a bola, dependendo do setor pelo qual avança o adversário. Ele auxilia o ala que está sendo atacado, e ao mesmo tempo compensa a ausência de um segundo volante - Verón sabe marcar com posicionamento e dedicação, mas não é um “Braña”, combativo.
O problema - se é que isto se configura em problema - é a viciação ofensiva pela esquerda. Notem no diagrama tático que ilustra o post: Sosa abre pela esquerda, e Clemente Rodríguez apoia mais do que Angeleri. Essa parceria naturalmente atrai Fernández para a triangulação. Não há jogadas pela direita, praticamente. E Verón se força a fazer a transição ofensiva sempre buscando Sosa.
Apesar da previsibilidade, deu certo. Foi com Sosa que o Estudiantes construiu a jogada do primeiro gol, em bela jogada individual do camisa 7, que serviu a Fernández. Braña, em golaço de fora da área, completou o placar.
A contextualização mais importante para a permanência do 3-5-2/3-6-1 é trazida pelo amigo Renato Zanata, o @zanatalabruja do Twitter, cronista especializado em futebol argentino, torcedor pincharrata, e abnegado consultor do blog Preleção para análises de clubes da Argentina. Pérez não vive boa fase. Angeleri está retornando de lesão, ainda incostante. Isso é fundamental para entendermos a escolha de Sabella.
Parece-me - posso estar enganado - que a tendência lógica é, aos poucos, sacar um zagueiro e dar uma nova chance a Pérez. Com ele e Sosa abertos pelos lados, como wingers, e uma linha defensiva bem planejada nas coberturas aos laterais, tendo Braña e Verón centralizados - um volante e um box-to-box - e a dupla Fernández-Boselli na frente, o Estudiantes poderia reproduzir o brilhante 4-4-2 em duas linhas campeão da Libertadores 2009, e com acréscimo de qualidade nas contratações - uma formação mais equilibrada, com jogadas pelos dois lados.

Se isso acontecer, os adversários que se preparem. O Estudiantes se tornaria forte candidato ao título novamente. Competitivo, organizado, e com sobra de talentos individuais.

Eduardo Cecconi , 30 anos, formado em jornalismo pela UFRGS em 2002, mas já trabalhando na imprensa esportiva como repórter da Rádio Band AM em Porto Alegre desde 1999.


Passou pelas redações do Terra e do Jornal do Comércio, ambos em Poa, e foi durante quatro anos correspondente da Zero Hora no interior do RS, primeiro em Cruz Alta, depois em Pelotas.
Ainda em Pelotas se formou treinador de futebol em curso do Sindicato dos Treinadores do RS. Comandou o blog Cidade Futebol, sobre os times de Pelotas - já encerrado - e agora toca o blog Entrevero (sobre todo o futebol do interior gaúcho) e o Preleção, só sobre táticas.
Cecconi, também é setorista do Inter no clicEsportes, e lançou em 2009 o livro "A noite que não acabou", sobre o acidente com a delegação do Brasil de Pelotas, que já vendeu 1,3 mil unidades.






O ótimo volante central Rodrigo Braña, comemorando na minha opinião o gol mais bonito da Libertadores 2010 até o presente momento. Fotos: Diário platense 'El Dia'

Veja os gols da partida:
 


Fontes: Eduardo Cecconi e blog Preleção
            Diário platense 'El Dia'
            Diário argentino 'Olé'
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário