terça-feira, 9 de março de 2010

Meu presente de aniversário para Juan Sebastian 'La Brujita' Verón

Um Estudiantes no 4- 4-1-1 com Angeleri, Stefanatto e Leonardo Jara


Com base nas últimas atuações do Estudiantes de La Plata, me arrisquei a sugerir uma nova composição tática para a equipe de Alejandro Sabella, com a substituição de 3 nomes daqueles que vem atuando como titulares até o momento.



Minha primeira substituição seria na defesa, com a saída de Germán Ré para o retorno de Angeleri a lateral direita.

Germán Ré que atua como 4º homem na linha de 4 defensores, além de não apoiar muito pelo setor esquerdo, tem apresentado com clara deficiência na marcação dos adversários que caem por aquele setor da defesa pincha.

Com a entrada de Angeleri na lateral direita, Clemente Rodriguez passaria para a lateral esquerda. Assim teríamos um equilíbrio no apoio pelas laterais, com as subidas de Angeleri e Rodriguez para gerar opções de jogadas com os armadores Verón e Jara e mais a frente, Sosa e Boselli.

No meio-campo, colocaria outro ‘5 clássico’ ao lado do volante central Braña.

Dario Stefanatto, recém contratado ao All Boys da Nacional B, entraria no lugar de Leandro Benitez.

Pelas características relatadas pelos analistas de futebol da argentina e pelo perfil técnico apresentado pelo próprio jogador nas partidas em que atuou, além de bom marcador Stefanatto é daqueles volantes que se apresenta no campo adversário para o arremate de longa distância. Com Stefanatto o time reforçaria a proteção a sua zaga, já que ele dividiria com Braña a cobertura aos laterais e a equipe também incorporaria uma nova opção para criar situações de gol em partidas que apresentem dificuldades para se chegar ao gol adversário através de triangulações e passes longos.

A terceira alteração que despretensiosamente gostaria de propor, seria a saída do camisa 8 Enzo Perez para a entrada de Leonardo Jara, jovem enganche de 19 anos formado na base do Estudiantes.

A impressão que me dá é que Enzo Perez desde que fora convocado para a seleção argentina por Maradona, passou a exagerar no preciosismo e também o vejo um pouco disperso do jogo em alguns momentos das partidas que pude assistir.

O capitão Verón que já teria facilitada sua tarefa na marcação com Stefanatto jogando ao lado de Braña, ficaria também, menos sobrecarregado da responsabilidade de organizar o time na meia-cancha, com a entrada na equipe do menino Jara, um armador de ofício.

José Sosa completaria este novo meio-campo mais combativo e ao mesmo tempo mais criativo do que o meio-campo titular até o momento. Sosa jogaria como opção de tabela e triangulação para os armadores Jara e Verón, mas também com a tarefa de auxiliar pelos dois flancos, o atacante Mauro Boselli.

"Ya lo venía observando en su división y me parece un jugador muy interesante", al tiempo que destacó que “tiene un buen físico, gran técnica, manejo de pelota y visión de juego".
Alejandro Sabella, sobre Leonardo Jara

Presente para 'La Brujita' Verón, que completou 35 anos neste 09 de Março de 2010

O time ganharia mais uma opção de apoio pelas laterais com a entrada de Angeleri.

Na meia cancha a proteção a zaga e a cobertura dos laterais seriam reforçadas com a presença de Dario Stefanatto ao lado de Rodrigo Braña.

A meia cancha também ganharia mais criatividade na armação com a entrada do jovem enganche Leonardo Jará para dividir com Verón a tarefa de armar o time com auxílio da aproximação de José Sosa, que jogaria da intermediária adversária para frente, com liberdade para cair pelos lados do campo e por dentro do ataque, dando opção de jogadas aos laterais e ao atacante de área, Mauro Boselli.


Um comentário:

  1. Grande Zanata. Não conheço o Jara, portanto vou confiar na tua percepção. Sobre o sistema tático, tua proposta levaria a uma mudança significativa no modelo atual - que privilegia o apoio pelos lados com os meias-extremos. Neste desenho, os laterais teriam de apoiar, e os meias centralizariam a articulação à frente da área. É uma boa pedida, certamente. Abração.

    ResponderExcluir