sábado, 10 de outubro de 2009

O maestro ‘La Brujita’ Verón



Juan Sebastian ‘La Brujita’ Verón, nasceu em La Plata, argentina e completou recentemente 34 anos.
Filho de Juan Ramón ‘La Bruja’ Verón, ‘La Brujita’ Verón, é um dos mais elogiados jogadores de futebol do mundo nas últimas duas décadas.

Meio campista de rara qualidade técnica.



Joga de cabeça erguida, com enorme qualidade de passe evidenciada em constantes e precisos lançamentos longos e também em cobranças de falta.
Aliado a especial domínio de bola, o “maestro capitão” Juan Sebastian Verón, exerce positivamente importante liderança entre seus companheiros de Estudiantes de La Plata , dentro e fora das quatro linhas.
Uma inteligente e apurada visão de jogo, qualidade esta evidenciada em campo, atuando pela Seleção Argentina (Copas de 98 e 2002), ou pelos vários times em que se destacou como: Estudiantes de La Plata, Boca Juniors, Sampdoria, Parma, Lazio, Manchester United, Chelsea, Inter de Milão e agora novamente,no Estudiantes.
Começou a exibir sua qualidade técnica e grande personalidade, no Estudiantes de La Plata, seu time de coração e antes de se transferir para a Sampdoria da Itália, Verón jogou ainda pelo Boca Juniors.

Já na europa, ‘La Brujita’ Verón se transferiu da Sampdoria para o Parma e depois, para a Lazio, onde conquistou um Scudetto e uma Copa da Itália na temporada 1999-2000.
Verón, depois de destacada temporada na Lazio da Itália, foi comprado pelo Manchester United da Inglaterra, em 2001, clube pelo qual participou na conquista da temporada 2002-2003. Depois ainda na inglaterra , atuou pelo Chelsea, até se transferir para a Internazionale de Milão, clube pelo qual jogou de 2004 até o primeiro semestre de 2006.

No segundo semestre de 2006, retornou ao Estudiantes de La Plata, conquistando o título histórico do Apertura 2006, com uma vitória fantástica sobre o Boca Juniors em plena La Bombonera.

Em 2008, comandou a equipe pincharrata na conquista do vice-campeonato da Copa Sulamericana e neste ano de 2009, realizou um antigo sonho e objetivo, ou seja, conquistou junto com seus companheiros e sob o comando de Alejandro Sabella, o quarto título do Estudiantes de La Plata, da Copa Libertadores da América, justo no aniversário de 50 anos da competição.

O “tetra” campeonato da Copa Libertadores da América, possibilitará a Verón e companheiros, buscarem o segundo título do mundial de clubes da FIFA, de 9 a 19 de dezembro de 2009, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.


"Quando enfrentamos a seleção Argentina na Copa de 98, sabia que mais do que me preocupar com Ortega e Batistuta, teria que não deixar o Verón jogar. Conseguimos isso até os 43 minutos do primeiro tempo, quando o Verón fez a diferença e começou a partir dali a comandar a goleada da Argentina por 5 x 0 pra cima da gente"

(Comentário do técnico René Simões, que na época de 98, comandava a seleção Jamaicana )

Vídeo que ilustra este comentário:



" Quem mais chamou minha atenção foi o Verón, que é um craque. Ele é o cérebro do Estudiantes, organiza as jogadas. Pela qualidade, não é novidade que esteja arrebentando"

(elogiou do técnico Ney Franco do Botafogo, por ocasião do confronto entre o clube carioca e o Estudiantes dentro da copa sulamericana 2008).

Verón é eleito o 'Rei da América' (de 2008) pelo jornal uruguaio El País!

Os argentinos roubaram a cena na eleição do "Rei da América" realizado pelo jornal uruguaio El País. Juan Sebastián Verón, do Estudiantes, foi considerado o melhor jogador do continente ao bater seu compatriota Juan Román Riquelme, do Boca Juniors. Em terceiro lugar, o mexicano Salvador Cabañas, atual campeão da eleição.

"Acho que me aposentarei no Estudiantes.
Há especulações, mas isso não quer dizer que esteja pensando em sair. Mas é bom saber que tenho mercado, pois mostra que estou fazendo bem o meu trabalho. Há especulações, mas isso não quer dizer que esteja pensando em sair. Mas é bom saber que tenho mercado, pois mostra que estou fazendo bem o meu trabalho. "

( La Brujita Verón, em entrevista ao jornal argentino Olé, comentando o interesse de times brasileiros em contrata-lo )

Vídeo: Estudiantes 3 x 1 Tigre ( Verón arrebentou neste jogo pelo "Apertura 2008")



Verón é eleito o melhor jogador da Libertadores 2009

La Bruja foi eleita com 70% dos votos, em eleição realizada pela FIFA, deixando para trás o uruguaio Nicolás Lodeiro, Mariano Andujar, Gastón Fernández, Mauro Boselli, e os brasileiros Fábio e Kléber, do vice-campeão Cruzeiro.
O capitão fo Estudiantes de La Plata foi peça decisiva para os Pinchas conquistarem a Taça Libertadores, inclusive na última partida, em que fez passes decisivos para a virada da equipe em pleno Mineirão. O próximo desafio do atleta é conquistar o Mundial de Clubes no final do ano.

( Wagner Bordin em 27/07/09, para o site: http://www.futebolportenho.com.br)

Verón renova contrato com Estudiantes para ganhar menos!
Craque aceita cortar 40% do salário e dinheiro será destinado às divisões de base do clube, campeão da Libertadores

Um caso raro no futebol mundial: maior ídolo do Estudiantes e líder da equipe na conquista da Libertadores, o meia Juan Sebastián Verón renovou seu contrato com o clube e aceitou diminuir 40% do salário.
No novo acordo de Verón com o Estudiantes, o dinheiro que seria do meia será usado nas divisões de base do clube.
- Tomei essa decisão para que esse dinheiro seja destinado à infra-estrutura do que é mais importante, a base – disse o “Brujita”, que começou a carreira no Estudiantes, passou por Boca Juniors, Sampdoria, Parma, Lazio, Manchester United, Chelsea e Internazionale até voltar ao time do coração em 2007.
Esta não é a primeira vez que Verón abre a carteira para ajudar o Estudiantes. Antes, o meia doou dinheiro para obras no centro de treinamento “Country de City Bell”. Abrindo mão de parte do salário, o jogador acredita que pode ajudar seu clube a sobreviver durante a crise financeira que abala o futebol argentino.
- O futebol tem que ser gratuito. Não tem que meter a mão no bolso do público. Este é um negócio muito grande e quem tem que ser beneficiado é o povo – concluiu o meia.

(site: http://www.globoesporte.com e agências de notícias Buenos Aires)

Títulos na carreira:

Nacional B Estudiantes de La Plata Argentina 1995

Copa Italia Parma FC Italia 1999

Liga Italiana SS Lazio Italia 2000

Copa Italia SS Lazio Italia 2000

Supercopa de Italia SS Lazio Italia 2000

FA Premier League Manchester United Inglaterra 2003

Copa de Italia Inter de Milán Italia 2005

Supercopa de Italia Inter de Milán Italia 2005

Liga Italiana Inter de Milán Italia 2006

Copa de Italia Inter de Milán Italia 2006

Supercopa de Italia Inter de Milán Italia 2006

Torneo Apertura Estudiantes de La Plata Argentina 2006

Campeão da Copa Libertadores da América 2009

Um comentário:

  1. veron craque maetro poder ser conparado a zidane

    ResponderExcluir