quinta-feira, 23 de julho de 2009

Construindo o 4º título – Libertadores 2009







Finalista da Sulamericana 2008!
O Estudiantes mantinha a sensacional marca de 43 jogos invictos dentro de casa, quando perdeu para o Internacional de Porto Alegre por 1 x 0 no primeiro jogo das finais da Copa Sulamericana.
Quando grande parte da mídia brasileira dava como certa a conquista tranqüila do título por parte da equipe gaúcha no último jogo dentro do Beira-Rio, o Estudiantes manteve a sua tradição de não se intimidar jogando fora de seus domínios e mesmo com seu capitão Juan Sebastian Verón atuando sem praticamente nenhuma condição física (inclusive, jogando “infiltrado”) os “Leões de La Plata” venceram a partida de volta por 1 x 0.



Mesmo com a derrota na prorrogação, ficou demonstrado naquela partida que em momentos decisivos o espírito guerreiro, a postura tática e técnica do Estudiantes de La Plata seguem a tradição de nunca se render ou temer quaisquer que seja a adversidade ou o adversário.
E o oponente que duvida ou desconhece tais virtudes, fatalmente terminará o dia de braços dados com a derrota.

Verón eleito o 'Rei da América'!



Juan Sebastian Verón, foi eleito o ‘Rei da América’ pelo jornal uruguaio “El País”.
Esta importante premiação é realizada pelo jornal Uruguaio El País desde 1986, uma continuação do prêmio dado anteriormente por outro jornal sul-americano, o El Mundo da Venezuela. Participam da eleição, jornalistas de todo o continente americano.



Pré-Libertadores



Após ter perdido o jogo de ida para o Sporting Cristal no Peru, o “gol qualificado” marcado pelo bom meia Enzo Pérez na derrota para o time peruano pelo placar de 2 x 1, deu ao Estudiantes a confiança para buscar a classificação na “pré-Libertadores”, no jogo de volta em La Plata.
E a confiança se materializou em resultado dentro de campo.
Na partidade volta em La Plata, o Estudiantes derrotou o Sporting Cristal do Peru por 1 X 0, pressionando bastante o adversário até marcar através do atacante Ramón Lentini aos 32 minutos do segundo tempo.


Fase de grupos



A etapa seguinte foi integrar o grupo 5 da Libertadores, ao lado do Cruzeiro (Brasil), Universitario de Sucre (Bolívia) e Deportivo Quito (Equador).
Jogos sob o comando de Leonardo Astrada:

Qui,19/02/09
Cruzeiro 3x0 Esudiantes de La Plata
Quem assistiu ao primeiro tempo, sabe que o resultado final não mostrou o quanto o Estudiantes esteve próximo até da vitória no Mineirão.
Qui, 26/02/09
Estudiantes de La Plata 1x0 Universitario de Sucre
Ter, 10/03/09
Deportivo Quito 1x0 Estudiantes de La Plata
O último jogo de Leonardo Astrada no comando do time.



De Sabella ao título



15/03/09
Ex-jogador, meia habilidoso formado nas divisões de base do River Plate na década de 70 e ex-assistente de Daniel Passarella, Alejandro Sabella assumiu como novo treinador do Estudiantes de La Plata, clube pelo qual jogou na década de 80.
Sabella, de 54 anos, estreará como técnico de uma equipe profissional após ter sido assistente de Daniel Passarella, ex-técnico da Argentina e Uruguai e ex-treinador do River Plate.
Quatro dias depois de assumir o time, Sabella já se viu diante do desafio de enfrentar o mesmo Deportivo Quito pela Libertadores, equipe equatoriana que uma semana antes havia sido a responsável pela saída de Astrada após derrota na capital do Equador.

Qui, 19/03/09
Estudiantes de La Plata 4x0 Deportivo Quito
Nítida melhora no desempenho contra o mesmo Deportivo Quito, após 4 dias de o comando técnico ter passado aos mãos de Alejandro Sabella.

Qua, 08/04/09
Estudiantes de La Plata 4x0 Cruzeiro
Mais um resultado expressivo em nova vitória por 4 x 0, consolidando a qualidade e força que a equipe de La Plata passava a demonstrar dentro da competição.
Qua, 22/04/09
Universitario de Sucre 0x0 Estudiantes de La Plata



Oitavas-de-final



07/05/2009


Estudiantes de La Plata 3x0 Libertad


14/05/2009


Libertad 0x0 Estudiantes de La Plata
Classificação tranqüila.
Na primeira partida, aplicou 3 X 0 na mesma equipe paraguaia que havia realizado o feito de eliminar o Boca Juniores dentro da La Bombonera)



Quartas-de-final:



28/05/2009 Defensor Sporting 0x1 Estudiantes de La Plata


18/06/2009 Estudiantes de La Plata 1x0 Defensor Sporting



Semi-final:



25/06/2009 Estudiantes de La Plata 1x0 Nacional (URU)


01/07/2009 Nacional (URU) 1x2 Estudiantes de La Plata



O Nacional do Uruguai chegou as semi-finais com o histórico de ter derrotado grandes clubes nesta Libertadores, goleando por exemplo por 4 X 2 o River Plate e eliminando o Palmeiras nas quartas-de-final.
Uma rivalidade que trouxe a baila nada menos do que 6 títulos de Libertadores, onde duas finais da competição, estiveram diretamente ligadas aos dois clubes.
Em 1969, o Estudiantes conquistou o bi campeonato, vencendo o rival uruguaio. Em 1971, o Nacional impediu mais uma conquista dos “Leões de La Plata”.

Grande prova de fogo e tradição!


Na prática,ali na cancha,pela rivalidade construída nos 50 anos da competição, foi um cenário bem mais desafiador do que o ambiente de jogo que o Estudiantes encarou na última partida das finais, dentro do Mineirão.
Enfrentar e vencer o Nacional dentro do Centenário, num jogo em que apenas a torcida uruguaia tinha permissão para entrar no estádio e com o desfalque do capitão Juan Sebastian Verón, foi um claro e sonoro sinal de que o 4º título da Libertadores estava próximo.



"Este es un equipo que tiene muchos huevos y lo confirmamos día a día. Estamos preparados para jugar la final y vamos a demostrarlo, nos merecemos mucho más que esto"
(Mauro Boselli, artilheiro da Libertadores e autor dos 2 gols do Estudiantes, em entrevista ao jornal “Olé” da Argentina).

Exclusividade para os 2 jogos da final, no próximo post!


(Renato Zanata)

Nenhum comentário:

Postar um comentário