sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ferem o Leão, mas não a Bruxa!

Diário platense 'El Dia'

Internacional 1 x 0 Estudiantes



Primeira partida pela fase de quartas de final da Copa Libertadores da America, edição 2010.

Internacional : Abbondanzieri; Nei, Bolivar, Sorondo e Cléber; Sandro, Guiñazu, Andrezinho e D´Alessandro; Walter e Alessandro.
 DT: Jorge Fossati.


Estudiantes : Orión; Ré, Cellay, Desábato, F. Fernández, e Rodríguez; Pérez, Verón, Sánchez; Sosa e Boselli.
DT: Sabella.

Substituições: ST: 19´ Taison x Walter (I), 27´ Benítez x Sosa (E), 32´ Glayson x D´Alessandro e Giuliano x Nei (I), 36´ González x Boselli (E), 40´ Stefanatto x Pérez (E).

Cartões Amarelos: PT: 25´ D´Alessandro (I), 37´ C. Rodríguez (E), 40´ Sánchez (E), 44´ Bolivar (I). ST: 11´ Nei (I).

Gol: 43 minutos do Segundo tempo: Sorondo (I).

Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai).
Estádio: Beira Rio - Porto Alegre - Brasil
Hora: 20:15h

“Anular o Verón é algo que há 15 anos ou mais estão tentando no mundo e não conseguem. Seria uma coisa sonhada, mas não possível”.
Jorge Fossati, técnico do Internacional de Porto Alegre

Mesmo com as baixas de importantes companheiros de peleja, lá está ele, ‘inatingível’. Controla o ritmo da pelota dentro da cancha, dita o jogo e muita das vezes, molda o adversário ao seu gosto. Refiro-me, ao ‘bruxo capitão’ e maestro Juan Sebastian ‘La Brujita’ Verón.

Se já não lhe bastasse à personalidade positiva e inteligente e uma grande técnica, Verón se doa e luta como se ainda fosse um pincha juvenil. O melhor ‘toque de prima’ do planeta, craque, antevê as jogadas como poucos.

"Verón é um jovem líder de um país que perdeu a liderança em todos os sentidos...",
Palavras de Osvaldo Príncipi, experiente comentarista argentino de boxe e conhecido torcedor pincharrata.

O atual momento do Estudiantes de La Plata, no tocante ao aspecto físico não é dos melhores. Devido a seguidas e sérias contusões de tornozelo, que vem molestando jogadores como Enzo Perez, José Sosa e o grave caso do volante central Braña, que não deverá atuar mais neste primeiro semestre, o treinador Alejandro Sabella não tem conseguido levar a campo os titulares que deseja. Mesmo quando consegue escalar jogadores considerados por ele, fundamentais para o time, alguns destes atletas têm demonstrado estar no limite das suas condições físicas, como por exemplo, José ‘Principito’ Sosa. O camisa 7 Pincha, praticamente se arrastou em campo no segundo tempo contra o Internacional, na última quinta-feira, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

A expulsão de Verón no último domingo frente ao Rosário Central pela penúltima rodada do Clausura 2010, só serviu para desgastar ainda mais o time que necessitou correr dobrado em campo, sem o fundamental apoio de seu capitão.

Este desgaste físico que se acumula dentro do elenco Pincha, ficou nítido principalmente durante os 15 minutos finais da primeira partida contra o Internacional nesta fase quartas de final, da Copa Libertadores da America. Desgaste este, que só deve aumentar para a partida de volta, no estádio do Quilmes na próxima quinta-feira, já que o Estudiantes terá decisivo encontro neste domingo, frente ao Colón de Santa Fé. Será a última rodada do campeonato nacional Argentino e o time de Alejandro Sabella precisa da vitória e ainda torcer por um empate ou derrota do Argentinos jrs. diante do Huracán, para levar o título da competição.

Invencibilidade interrompida


A derrota de ontem frente ao Internacional, cortou uma longa série de partidas invictas do Estudiantes de La Plata. A invencibilidade Pincha havia atingido o número de 17 partidas: 11 pelo torneio Clausura e 6 pela Libertadores 2010.


Pelo Clausura, os comandados de Sabella venceram o Newell's, Atlético Tucumán e Godoy Cruz. Empataran com Banfield, depois venceram o Vélez, Racing, Tigre, River e Chacarita.


Na penúltima rodada, empataram com o Rosário Central.


Pela Copa Libertadores, o Estudiantes venceu o Bolívar, Juan Aurich, Alianza Lima e o San Luis Potosí nas duas partidas pelas oitavas de final da competição.

Alejandro Sabella e Verón, no pós jogo


“hicieron un partidazo pero hay que analizar el contexto ante un equipo duro y difícil, ellos juegan bien en una cancha grande, pero siempre dimos batalla”.
Sabella

“no necesitamos hablar entre nosotros, saben bien donde juegan y son conscientes del momento que se vive, por eso en estos últimos partido vamos a dar todo”.
Verón

O Estudiantes até ‘perder para o desgaste físico’, tomou a iniciativa no jogo, teve posse da pelota, marcou saída de bola; Verón mandou na meia cancha e Federico Fernandez botou o bom atacante Walter no bolso.

Grande destaque Pincha e da partida na primeira etapa, Federico Fernandez, 21 anos e cria da base do Estudiantes, apresentou ótimo posicionamento defensivo pelo lado direito e anulou totalmente o jovem atacante colorado, Walter.



Percebi um Estudiantes armado num 3-3-3-1 quando tinha a posse de bola e o Verón comandando algumas triangulações que merecem destaque.

Pelo lado direito, Verón tramou boas jogadas com Clemente Rodriguez e Enzo Perez, fazendo o mesmo pelo lado esquerdo, com German Ré e José Sosa.


Gostaria de saber dos torcedores colorados: O que acharam da vantagem mínima obtida na primeira partida?Classificação encaminhada?



Qual o 'tamanho' desta vantagem do Inter?

6 comentários:

  1. Zanata, como colorado, acho o Inter adquiriu uma vantagem importante, pois os jogos entre Inter e Estudiantes, não tem se caracterizado por grandes placares. Vamos analizar: o Inter pode empatar com qualqur placar, desde que marque pelo menos um gol (1x1, 2x2...) e estará classificado. Se perder por 1x0 vai para os penaltis, se perder por 2x1, 3x2...se classifica também! Em se tratatando de Inter x Estudiantes, consiste em uma vantagem considerável. Tenho que concordar, que apesar do Inter ter esta vantagem ela pode não servir para nada se Veron estiver num dia "emdiabrado". Mas, se o Estudiantes tem Veron, nós temos D'Alessandro, como vemos empate (1x1 ou 0x0), pelo placar...Dá Inter!!! Um grande abraço, a você e todos os torcedores do Estudiantes que visitarem seu blog. Uma pena, Inter e Estudiantes, se enfretarem nas quartas. Jogos como o de ontem mereciam uma final, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Estimado Renato,
    creo que los presagios de un cansancio tal que podían hacer perder ambos campeonatos hacen mella en el equipo.
    Sin embargo, las entradas a Santa Fe están agotadas y le aseguro que la cancha de Quilmes (capacidad para 25000 personas) el jueves será un infierno, en serio, no tiene la dimensión de la cancha del Inter, pero nosotros, los hinchas somo un jugador más.
    Será muy difícil, los jugadores están exhaustos, pero SOMOS ESTUDIANTES SABEMOS DE IMPOSIBLES.
    Abrazo

    ResponderExcluir
  3. Vantagem muito pequena, difícil de segurar, principalmente se o jogo for em Quilmes. Times brasileiros não costumam se dar bem em estádios pequenos, onde a torcida fica muito perto.

    ResponderExcluir
  4. Zanata, acho que o 1x0 para o Inter foi goleada. Fui ao jogo e se tivesse que ter um vencedor seria o Inter, pois só ele quis fazer gol. O Estudintes queria controlar o jogo (e conseguiu por boa parte do tempo), mas não agredia - o Pato não fez nenhuma defesa complicada, ao contrário do Orion que antes do gol do Inter já tinha salvado a meta Pincha com uma defesaça.
    Enfim, vamos ver o que acontece em Quilmes, pois o Estudiantes terá que propor o jogo e se abrir, além disso, o Inter vem crescendo a cada jogo nesta LA. A ver.
    Abraços.
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  5. O Colorado tem totais condições de voltar da Argentina classificado. Claro que isso depende totalmente da postura do time. Se for até Quilmes pensando em empatar não vai dar certo. Como o Estudiantes precisa fazer gols acredito que a marcação estará mais solta que a vista no Beira Rio. Cabe ao Inter aproveitar isso.
    Ao meu ver, quem passar quinta feira é o grande candidato a ser campeão da Libertadores 2010.

    ResponderExcluir
  6. Hermano Roberto e meus caros, Arlindo, Gabriel, Maroni e Sergio:
    Acho que o Internacional conseguiu uma boa vantagem, principalmente por não ter tomado gol em casa.
    Acho também que esta boa vantagem poderá se sustentar, 'aumentar' ou 'perder força', dependendo do resultado final deste Clausura 2010, que se definirá hoje por volta das 18 horas.
    Um Estudiantes ainda mais esgostado devido a extenuante temporada neste 1º semestre, poderá sair de campo, campeão ou vice do torneio nacional.
    Se não conquistar o título hoje,além do abalo emocional (por menor efeito negativo que esta perda faça para este grupo), irá para o jogo da volta x Inter, ainda mais cansado, em virtude da viagem e partida tensa em Santa Fé.
    Se conquistar o Clausura hoje, o time irá com uma gana extra e uma confiança reconstruída, que poderá tornar a tarefa de quinta-feira, menos complicada do que parece no momento.

    Obrigado a todos pela atenção e participação neste espaço!
    Abração grande para cada um de voces!!
    Zanata

    ResponderExcluir